
É muito comum, quando estamos iniciando os estudos e prática do odinismo, nos depararmos com a imagem de Thor como alguém cujas capacidades intelectuais podem ser classificadas como “questionáveis”.
Admita!
Você, quando começou a estudar e se interessar pelas tradições nórdicas, foi bombardeado com a visão de um Thor rudimentar, furioso, babando cerveja. O supra-sumo da visão moderna dos vikings! Não é, se pararmos para pensar, inaceitável, do ponto de vista social.
Thor é o deus que protege o povo, o guerreiro inculto e que sai de casa para lutar as guerras sem saber se iria voltar. Protege o lavrador, vulnerável aos inimigos e trolls do mundo. E, naquela época, era a ele que os vikings, de fato, recorriam em inúmeras situações. “Um exame das sagas deixará você com a impressão de que metade dos habitantes da Islândia tinham nomes começando com ‘Thor’ (Diana L. Paxson)”. Então, como os vikings “eram” burros, nada mais justo do que seu protetor ser, não é?

Sandman #26
Mas aí que está o problema. Conforme os estudos e achados históricos vão progredindo, a imagem do viking provou-se errônea, e, ainda assim, ainda existem pessoas que apontem Thor como um deus “não muito inteligente”.
“Mas fiquei pensando no Thor. Você não conheceu ele. Um cara grande, igual a você. De bom coração. Não muito inteligente, mas ele entregaria a camisa do próprio corpo se alguém pedisse. E ele se matou. Colocou um revólver na cabeça e estourou os miolos em 1932, na Filadélfia. Que tipo de morte é essa pra um deus?”
Wednesday (Odin) - Deuses Americanos
É difícil encontrar alguma passagem, nas eddas ou nas sagas, alguma referência que dê fundamento à idéia do “Thor burro” - Sim, ele foi enganado quando foi desafiado por Utgard-Loki, mas ele caíra em uma série de artimanhas mágicas, e isso não é, de forma nenhuma, um sinal de inteligência limitada – mas, ao contrário, um dos poemas da Velha Edda parece refutar essa idéia.

Thor, sua filha e o anão Alviss.
Durante o Alvissmál, um anão, de nome Alviss, chega a presença de Thor e reivindica a mão de sua filha em casamento. Segundo o anão, a mão da filha de Thor (que não é identificada no poema) lhe foi prometida e, por isso, ele tinha direito ao casamento. Entretanto, Thor alega que não estava presente quando tal promessa foi feita, mas que, ainda assim, honraria o acordo, contando que o anão respondesse corretamente às suas perguntas.
08. |
Thor disse: Eu concederei a você o amor da donzela, sábio convidado, darei a você o que você deseja, se você puder me dizer tudo o que quero saber sobre todos os mundos." |
E assim, tem início um extenso jogo de perguntas e resposta. Com perguntas como: “como a lua é chamada por todo o mundo”. E, a cada pergunta feita, uma resposta precisa era dada por Alviss. E esse jogo foi feito durante horas.
Até que, finalmente, o sol nasce, revelando o objetivo de Thor desde o inicio: Quando as primeiras luzes do sol batem em Alviss ele é transformado em pedra.
35. |
Thor disse: "Em um único coração eu nunca vi tanta sabedoria antiga, mas eu enganei você com palavras astutas. Na luz do dia você está, anão, agora a Sól está brilhando no salão." |
Grande parte do objeto de estudos de um pagão é tentar encontrar e filtrar as informações no meio de séculos de interferências e influencias que as antigas crenças sofreram, sejam de mãos cristãs ou mesmo de mãos pagãs.
É bem provável que essa imagem de Thor seja um reflexo dessa influência.
Wassail!
Concordo!
ResponderExcluirFechando o post temos uma grande prova disso e não tem o que contestar =) é de fato importante filtrar e procurar sempre se informar com quem sabe mais do que a gente! =)