Sobre Crianças e Preconceito

28 de março de 2012

Hail, meus irmãos...
O artigo a baixo foi traduzido do site http://hridgar.org/. Nele, a autora, mãe de dois filhos, conta como ajuda suas crianças (pagãos) a lidarem com o preconceito por parte dos colegas, professores e (até mesmo) de parentes.
Divirtam-se, irmãos.
DICAS PARA AJUDAR SUAS CRIANÇAS PAGÃS A LIDAR COM O PRECONCEITO.
Poucos dos Pagãos modernos podem, honestamente, dizer que foram nascidas e criadas em sua religião. Em algum momento, a maioria de nós tomou uma decisão consciente de se tornar pagão, apesar de sabermos exatamente como seríamos vistos pelo resto da população. Não nos importamos. Seguimos nossos corações e fizemos o que sabíamos ser certo. A maioria de nós faria o mesmo de novo e de novo.
O mesmo não pode ser dito para as nossas crianças. Eles cresceram orando aos deuses, aos ancestrais, e aos espíritos das terras. Provavelmente eles nunca colocaram os pés em uma igreja, tirando um ocasional casamento ou funeral de um conhecido. Elas comemoram Yule e Ostara todos os anos. Eles não sabem bem o que foi a 'Arca de Noé', mas gritam 'Hail Thor!' todas as vezes que escutam um trovão.
Por mais que aquecesse nossos corações ter a oportunidade de criá-los nos nossos caminhos, não podemos esquecer que eles vivem em um mundo muito diferente do nosso. Eles estão navegando em um território muito perigoso, e ter crenças muito diferentes da maioria torna tudo muito difícil.
Eu estou me referindo, é claro, à escola.
A maioria de nós se lembra de como foi. Como o 'gordinho' da sala era tratado? E quanto àquela criança cujo pai estava na cadeia? E quanto àquela criança quietinha e inteligente que gostava de sentar de baixo de uma árvore e ler durante o recreio ao invés de brincar? Talvez você tenha sido uma dessas crianças 'diferentes', e pode se lembrar de como os seus inseguros colegas tratavam qualquer um que fosse fora dos moldes.
Se você está criando seu filho como pagão, você o colocou nesse grupo de crianças. Não nem nada do que se envergonhar nisso, mas saiba que seus filhos vão encontrar problemas. Eles vão chamá-lo de 'esquisito', 'aberração', ou o tradicional 'adorador do diabo'.
Mais uma vez, ter uma religião 'alternativa' pode não ser grandes coisas onde você vive. Talvez você seja de um lugar onde diferentes culturas convivam bem entre si, como uma área metropolitana ou uma base militar. Esses lugares, onde crianças de várias religiões aprendem a viver juntas não são comuns. A maioria do país ainda vive firme nos valores do Cristianismo.
Alguns Pagãos decidiram criar seus filhos sem religião, como é de direito deles. Talvez eles estejam casados com alguém que não partilhe suas crenças, então essa seria a única solução justa. Eles imaginam que seus filhos viram para os caminhos Pagãos de maneira natural, quando for o tempo, se essa for a escolha deles. Eu entendo e respeito essa lógica, mas todos precisam saber que esse plano pode não funcionar.
Se você planeja, ou está de fato criando seus filhos como Pagãos, esse texto é para você. Eu vou partilhar alguns dos problemas que meu marido e eu temos encontrado e como nós lidamos com eles, na esperança de ajudar outros pais Pagãos.

1. COMO AS CRIANÇAS DEVEM LIDAR COM OS MEMBROS DA FAMÍLIA QUE NÃO ENTENDEM SUA RELIGIÃO?
Se sua família não sabe que você é Pagão e você está planejando criar seus filhos na religião, então está na hora de 'sair do armário pagão' agora ou seus filhos vão tirar você de lá. Se tudo der certo, você vai encontrar pessoas que apóiam seu estilo de vida. Eu sei que nem todo mundo tem essa sorte.
Então, para ajudar seus filhos a entenderem por que a 'tia Annie' não fala mais com você, você vai ter que ter tato. Eu expliquei aos meus filhos que existe a família, e que existem os parentes; família são as pessoas que sempre vão te apoiar. Famílias compartilham suas metas e crenças. Para a sua família, sua felicidade é importante, talvez mais importante do que a deles mesmo. Você pode ser você mesmo com sua família por que, mesmo que discordem de você, sua família vai sempre te amar. Meu Kindred é minha família.
'Parentes' é um título descartável. São pessoas que possuem um ancestral em comum, e é só.

2. SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL, LEVE SEUS FILHOS PARA INTERAGIR COM OUTRAS CRIANÇAS PAGÃS.
Eu nem posso mensurar a importância disso. O ser humano é uma criatura social e não tem nada mais desmoralizante do que achar que você está sozinho. Claro que é legal saber que sua família está do seu lado, mas não tem sentimento melhor do que estar cercado de sua comunidade pagã.
Seus filhos também vão sentir isso. Crianças pagãs desabrocham quando estão juntas; eu já vi isso muitas, muitas vezes. Não neguem aos seus filhos essas oportunidades. Compareçam a todas as cerimônias e celebrações que foram possíveis. Vai valer a pena.

3. A ESCOLA DOS SEUS FILHOS VAI AUTOMATICAMENTE ASSUMIR QUE ELES SÃO CRISTÃOS E VÃO AGIR DE ACORDO.

Isso é algo que temos encontrado muito. E começa cedo. No ano que meu filho começou o jardim de infância, seu professor pediu para as crianças desenharem um presépio. Eu fiquei chocada, afinal, a separação da igreja do estado foi algo que eu sempre assumi como garantida.
Mas nós tivemos sorte porque, apesar de Michael ter apenas cinco anos na época, ele disse à professora que não se sentia confortável desenhando um presépio porque ele não ia para a igreja. Isso a chocou. Aparentemente, em mais de vinte anos na profissão, meu filho foi a primeira criança não-cristã que ela encontrou. Ela perguntou se ele poderia desenhar uma árvore de Natal, e ele disse, 'Bem, eu posso desenhar uma árvore de Yule.' então ele foi segregado das outras crianças ao fazer algo completamente diferente. Sua pequena árvore de Yule (que, alias, ficou absolutamente linda) foi colocada no mural junto com os presépios, o que chamou muita atenção e confundiu seus colegas.
Esse foi o primeiro incidente, mas certamente não foi o último. Na primeira série, minha filha trouxe para casa um pin com um anjo. Esse ano, um dos professores do Michael rezou em voz alta na sala e esperava que todos os alunos o acompanhassem. Todos os anos, a escola organiza uma grande apresentação de Natal e o professor de música pratica com as crianças por todo o mês. Eles costumavam enviar solicitações de autorização aos pais para que as crianças participassem, mas por algum motivo que continuam um mistério eles pararam de fazer isso. Eu nunca permiti, mas depois descobri que meus filhos eram colocados para praticar do mesmo jeito. Não o fazer iria afetar suas notas nas aulas de música.
Isso pode ser bem frustrante, especialmente quando temos que re-explicar a situação... TODOS. OS. ANOS. Tem várias formas de lidar com isso, mas tenha em mente que você não vai à escola de seus filhos. São eles que vão sofrer com as consequências de seus atos sempre que você resolver fazer um grande estardalhaço sobre alguma coisa. Talvez seja sua cruzada pessoal impedir todas as formas de religião dentro da sala de seu filho e nas futuras salas. Parabéns pelo entusiasmo, mas à menos que você tenha um grande Kindred com muitos filhos que moram perto de você, você vai estar lutando sozinho. Mesmo com a lei ao seu lado, frequentadores de igrejas vão se levantar contra você assim que souberem o que você quer fazer.
Vale à pena? Você quem decide.
Uma alternativa é não investir muita energia nessa batalha. Tenha certeza de seus filhos possuem as ferramentas necessárias para lidar com a situação, afinal, eles é que são os importantes. Coloquem as coisas em perspectiva para eles, ao invés de fazer uma confusão sobre algo que dificilmente vai mudar. Quando a Sami trouxe para casa o pin do anjo para casa, eu disse que ela tinha trago um lindo Disir.
Se você quer manter as coisas simples, tudo que tem que fazer é falar com os professores dos seus filhos e explicar que eles não são Cristãos. Você não precisa ser específico, não é da conta deles que religião sua família segue. Só os faça saberem que você não concorda com o que seus filhos estão fazendo. O mais importante, faça seus filhos saberem que eles não precisam cantar uma música Cristã ou fazer algum tipo de arte do gênero só porque seus professores pediram. Eles vão se preocupar sobre arrumar encrenca, provavelmente, mas deixe claro para seus filhos que se os professores reclamarem eles podem, e devem chamar você a qualquer momento.

4. SEUS FILHOS VÃO PERDER AMIGOS POR SEREM PAGÃOS.
Não tem como evitar essa.
E tenho a perspectiva única de ter sido criada em um lar de Cristãos praticante, por isso entendo porque crianças Cristãs têm problemas para aceitar que seus pequenos Pagãos não compartilham as crenças deles. Eu ia para a igreja uma vez por semana, pelo menos, e um dos mais básicos ensinamentos era o de que os outros deuses são falsos e todos que acreditam neles vão para queimar no inferno. É por isso que é difícil para mim me irritar com essas crianças; elas só estão repetindo o que lhes foi ensinado. Na maioria das vezes, elas não estão tentando ser más. Elas estão tentando 'avisar' meus filhos de que algo muito ruim vai acontecer com elas se elas não começarem à rezar para Jesus. Ensinar uma criança a não descriminar alguém baseado em sua religião é difícil quando eles também são ensinados que todo o mundo que não acredita na mesma coisa que eles é mal e está condenado. É um paradoxo com qual a maioria das crianças não consegue lidar.
Meus filhos, não tendo sido criados em uma religião baseada em medo, acham essas crianças bem irritantes. Os calorosos avisos batem em ouvidos surdos, o que deixa essas crianças que estão tentando 'salvar' meus filhos bem frustradas. Tanto Michael e Sami tiveram amigos que tentaram forçar eles a rezarem com eles. Meus filhos recusaram então eles e essas crianças não são mais amigos.
Infelizmente, seus filhos vão lidar com idiotas a vida toda. Nós todos sabemos disso. Tenha certeza de que eles entendam que cada amigo que eles fazem não faz automaticamente parte de seu círculo. Eu sei que muitos de nós já nos queimamos ao deixar alguém não confiável se aproximar muito, mas é apenas mais uma lição da vida. Eu recomendo que digam aos seus filhos que brincar com alguém é ótimo e divertido, mas os negócios de família pertencem à família.
Bons amigos são poucos. É por isso que são tão preciosos.

5. CRIANÇAS VÃO USAR O FATO DE SUAS CRIANÇAS SEREM PAGÃS PARA VIRAR OS OUTROS CONTRA ELA.
Mais uma vez, isso é algo inevitável que eu gostaria que não fosse verdade.
Um dia, eu fui buscar meus filhos na escola e minha filha se aproximou do carro com uma carinha triste. Isso não é típico dela, então eu perguntei o que tinha acontecido. Ela me contou que uma menina da escola havia contado para todas as amigas da Sami de que ela não ia à igreja e não acreditava em deus. Essa garota, que vou chamar de D, fez isso porque minha filha é muito popular e Sami se recusava a brincar com ela. Funcionou. Os amigos da Sami passaram o resto do dia dizendo que ela iria para o inferno ou se recusando a brincar com ela.
Isso me aborreceu muito, mas faz parte de ser pai; a dor de seu filho é sempre pior em você. Eu fiquei furiosa, mas se eu tivesse usado essa ira para alimentar minha reação eu teria causado mais mal do que bem.
D vive em nosso bairro, então eu fui até lá falar com sua mãe. De uma maneira completamente racional, eu expliquei o que aconteceu naquele dia. Uma coisa que eu descobri é que não é, necessariamente, os pais que instigam preconceito em seus filhos; com mais frequência do que parece, isso eles aprendem na igreja. Eu falei com os pais e eles ficaram horrorizados com o comportamento de seus filhos. A mãe de D assegurou que ela iria falar com D e que isso não iria se repetir.
Na manhã seguinte, eu tive que ir até a escola e falar com a professora da minha filha e com a professora da D. Sami estava com medo de voltar para a escola por causa do que aconteceu, e sua professora teve que convencer ela de que ela não permitiria que algo do tipo aconteceria novamente. Então, apenas depois disso, minha bebêzinha soltou meu braço.
Eu trouxe isso para vocês porque esse incidente foi uma das poucas vezes em que em precisei intervir. E não é que eu não queira me envolver; meu instinto materno é de seguir meus filhos por toda parte e usar spray de pimenta em qualquer um que olhe feio para eles. Porém, se eu lutar todas suas lutas, eles nunca vão aprender a se defenderem ou defenderem as coisas que acreditam.
Com o passar dos anos, Michael e Sami aprenderam a ignorar essas crianças. Não é uma lição fácil para elas, e algumas vezes pode ser muito solitária, mas me enche de orgulho que a força de suas convicções não permite que esse tipo de criança não mais possa ferir meus filhos.
No inicio desse ano, Sami estava cuidando de suas vidas, jogando na aula de Educação Física. D e outra menina que Sami mal conhecia vieram confrontá-la sobre religião. Sami olhou pra elas, deu de ombros, e disse, 'Eu sou Pagã e orgulhosa. E daí?'

6. INTOLERÂNCIA NÃO É UMA VIA DE MÃO-UNICA.
Certo, olha... Vamos ser honestos. Eu não estou contando nenhuma novidade quando digo que o Cristianismo e o Paganismo não se dão bem. Nós podemos até não admitir isso em voz alta, mas nós sabemos disso. Nós podemos atestar isso com um fato de uma das piores ofensas para um pagão é dizer à ele que ele 'está agindo feito um cristão'. Ei, o contrário também é verdadeiro. Eu tenho certeza que você notou que as únicas pessoas que consideram ser chamado de Pagão um elogio, são os próprio Pagãos.
Todos nós sabemos como o Norte da Europa foi convertido, e a história não é bonita. E esse é só um dos fatores que nos fazem ter sentimentos tão amargos com a igreja. Todos nós já fomos avisados de como estamos errados, e como vamos queimar no inferno. Eu sei de alguns dos meus que tentaram ter um debate racional e filosófico com um Cristão apenas para ter seus pontos de vistas 'esmagados' pela visão de mundo Cristã. Mesmo que nós não digamos isso em voz alta, nossos filhos absorvem isso como esponjas. Eu admito que sou tão culpado quanto qualquer um. Nada me irrita mais do que quando alguém me pergunta minha religião, e eu digo 'Pagã', e eles começam a rir como se tivesse contado uma piada.
Eu não sei de nenhum pagão que esteja criando seus filhos para odiar os Cristãos, mas nós temos que ter muito cuidado com o que dizemos perto deles. Mesmo nossas expressões faciais podem ser pistas para nossos filhos. Intolerância religiosa é como racismo e homofobia; é um comportamento aprendido. Se mantivermos esse ciclo de ódio, ele nunca vai acabar. As chances é de que essa bola de neve se torne algo enorme e horrendo, e ninguém quer isso.
Não se pode combater intolerância com intolerância. Você precisa ir na direção oposta e ensinar seus filhos a ignorar essas bobagens. Quando você ouvir seus filhos dizendo alguma mensagem de ódio contra Cristãos, não ignore. Meu marido e eu normalmente dizemos algo como, 'Cristãos tem o direito de acreditar no que eles acreditam, assim como os Pagãos. Não deixe o que eles dizem aborrecer você'.
E tentem não concluir com algo como, 'Do contrário, seríamos tão ruim quanto eles'.

7. NÃO PASSE POR CIMA DE SEUS FILHOS QUANDO ALGO ACONTECER, MESMO QUE SUA INTENÇÃO SEJA AJUDAR.
Quando Michael me disse que sua professora de história, não apenas, rezou em classe, mas também esperava que as crianças o acompanhassem, eu fiquei uma pilha de nervos. Eu exigi saber o que exatamente ela tinha dito, o que aconteceu, etc.
Eu estava errada ao confrontá-lo, porque, automaticamente, coloquei Michael na defensiva. De repente, sua mãe estava nervosa, nenhuma criança quer ver sua mãe nervosa. Ele estava com medo de eu estar nervosa com ele. Ele também não queria que sua professora (que, aliás, ele gostava muito) tivesse problemas.
Quando eu me acalmei, eu pedi desculpas e disse que não foi culpa dele. Eu perguntei o que ele fez quando ela rezou. Ele disse que baixou a cabeça e fechou os olhos, mas não rezou. Ele nem disse amem, porque disse que não sabia o que isso significava. Eu perguntei o que ele faria se ela tivesse pedido para que ele rezasse em voz alta. Ele disse que teria se recusado.
Basicamente, Michael já tinha tudo sob controle.
Como Pagãos, nós odiamos quando as pessoas tentam nos impor suas crenças. Mas não é como se fossemos mudar as crenças da professora com uma queixa formal contra ela. Ao invés disso, isso pode custar o emprego de uma boa professora, quando aquela mesma professora fala apaixonadamente sobre o quanto ela ama as crianças com as quais trabalha.
Então, deixe estar.

8. SE SUAS CRIANÇAS QUEREM MANTER SUAS CRENÇAS PARA ELAS, NÃO LEVEM PARA O LADO PESSOAL.
Esse ano, meu filho entrou numa fase em que ele não quer contar para as pessoas que é Pagão. Michael não nega quando perguntam, mas ele não sai falando sobre isso, também. Ele costuma dizer que não é da conta dos outros. Ele nos pediu para não contar aos seus professores que ele é Pagão, e ele tem bons amigos que não sabem de suas crenças religiosas.
Eu estou fazendo o melhor para entender a situação. Quão aberto uma pessoa quer ser com sua religião é uma escolha pessoal. A maioria dos adultos iria usar um martelo, uma camisa, ou falar abertamente sobre isso. Mas é diferente para as crianças. Na idade do meu filho, só o que eles querem é se encaixar.
Eu não estou particularmente preocupada com essa fase, porque meu filho ainda participa de nossas cerimônias religiosas. Ele também me assegurou que nunca vai deixar de ser Pagão, o que me deixou muito feliz.
Em resumo, manter-se calmo e compreensivo é o elemento chave para superar essa parte da educação de seus filhos. Criar uma criança Pagã em uma sociedade Cristã pode ser difícil, mas nada que valha a pena é fácil de ser feito.

K. M. Spires
Lady of the Hall
Hridgar Folk

1 comentários:

  1. Olá , gostei muito do post. Meus filhos passaram, por essa situação, principalmente minha filha menor, pois crianças menores estão mais propícias a imposição dos pais, seus amigos, além de não conhecer nossa crença, achavam impossível alguém não ser cristão. Mas, converso muito com meus filhos, peço a eles paciência pela ignorância popular.Hoje seus amigos já acostumaram com nosso jeito pagão. mas minha filha ja chorou muito, pelo preconceito.
    Meu filho mais velho, soube contornar melhor a situação, meu filho tem como patrono Thyr, eu acredito que isso ajudou muito.
    Eu passei também por muitas situações e preconceitos na faculdade e em meu trabalho de graduação, pois não aceitaram de momento que eu agradecesse ao deuses Heatens. Mas fui até o fim e aceitaram.
    O que sinto muita falta é a convivência com outros pagãos, fica um pouco difícil de educar nosso filhos sem outros exemplos, pois eles questionam " só nós mãe, somos pagãos".
    Enfim , agradeço esse espaço , para que possamos trocar experiências.

    Freyja Blessadur.

    ResponderExcluir

 
Aliança Asatrú Capixaba - Asatrú e Paganismo no ES/Brasil © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions