As Armadilhas do Paganismo Online

11 de setembro de 2013


Paganismo online é como muitos pagãos encontram e compartilham informações, promovem e educam pessoas sobre seus eventos e esforços, e é uma ótima forma de se manter contato com outros pagãos e kindreds fora de sua área. É através dele que a maioria dos novos pagãos têm seu primeiro contato com outros pagãos. Mas, o paganismo online é um lugar falho e disfuncional na maioria do tempo. Se você roçar a superfície e essencialmente apenas olhar, pode ser até divertido ver o trem descarrilado que é o paganismo online. Mas, se nos aprofundarmos nele, dividirmos opiniões e informações, e engajarmos em discussões online, as negativas ao paganismo online fazem com que isso não valha nem um pouco à pena.

Honestamente, a maioria das coisas que vou descrever nesse post não ocorrem muito no paganismo cara-à-cara. Provavelmente porque quando se está cara-à-cara com outra pessoa, você o reconhece como outro ser humano. Você reconhece que aquela outra pessoa pode reagir ao que você diz de uma forma imediata e igual. E finalmente, a maioria das coisas discretas nesse post são feitas por pessoas que não estão realmente envolvidas no paganismo cara-à-cara. Essas coisas são, normalmente, feitas por pessoas que se vêem como bravos e poderosos pagãos, ainda que a maior parte de seu paganismo ocorra por trás do teclado.

PENSAMENTO DENOMINACIONAL - As crenças e praticas de nossos ancestrais variavam muito, dependendo do período de tempo, localização geográfica, status socioeconômico e outros fatores. Nossos ancestrais viviam em uma cultura de narrativa oral, sem escritas, livros sagrados, autoridade religiosa central (ao menos, não na forma como vemos hoje no cristianismo), e há grande diversidade na forma como eles honravam nossos Deuses e Ancestrais. Como em outras culturas de narrativa oral, é muito provável que mesmo famílias vivendo em fazendas à poucos quilômetros de distância tenham, ao menos, algumas diferenças entre tradições e crenças. Mas, então temos esses pagãos modernos que acreditam conhecer o "único e verdadeiro modo" de honrar nossos Deuses. Eles podem até não admitir isso abertamente, ou até mesmo negar, mas suas palavras e ações claramente sugerem que eles sentem como se a maneira deles fosse a única maneira correta. Eles acreditam que o que eles acreditam e o que eles praticam está certo, e todos os outros estão errados. Sendo assim, alguns desses "fundamentalistas" pagãos trabalham pesado contra qualquer um que faça ou veja as coisas de forma diferente das dele. Eles denigrem e caçoam daqueles que possuem crenças diferentes. Eles insistem na ideia de que paganismo moderno é uma questão de redescobrir o que nossos ancestrais acreditavam, sem nunca realmente entender que as crenças de nossos ancestrais variavam enormemente e representava um leque diverso, não uma estrutura de crença monolítica e singular.

Esse pensamento denominacional gera divisões antinaturais dentro do paganismo moderno. "Eu não posso ir nesse evento porque as pessoas que o organizaram não acreditam na mesma coisa que eu." "Eu não gosto daquele kindred há quatro estados de distância do nosso porque eu ouvi dizer que eles fazem as coisas diferentes das nossas." "Eu não posso andar com esse pessoal, eles são de uma organização diferente da minha e devem fazer as coisas completamente diferentes do que eu".

Vamos ser claros, a maioria dos pagãos tem mais em comum do que as pequenas diferenças que tendem a serem destacadas online. E o paganismo moderno é muito pequeno e muito novo para enfraquecer a si próprio com questões exaustivas e sem sentido que levam à segmentação dos nossos. Questões que, normalmente, são levantadas por pessoas sem nenhum real interesse de evoluir o paganismo como um todo.

AQUELES QUE CONDENAM - Existem pagãos online que estão prontos para agarrar a chance de condenar e difamar os outros. Com frequência, essas condenações são sobre questões de crenças. Com regularidade, eles acusam pessoas de serem racistas ou traidores da raça, molengas, pirados ou até de terem "bagagem cristã". Eles, quase sempre, o fazem sem ter o mínimo de conhecimento da pessoa que estão condenando ou xingando. Você pode até pensar que está tendo uma conversa com ele, ou construindo um entendimento mútuo, mas as intenções dele não são ter uma conversa honesta com você. Ele vai preferir picotar suas palavras, tirá-las de contexto, discutir semânticas sem sentido, e declarar algum tipo de vitória intelectual da qual ele não venceu realmente. Não posso dizer o porquê de eles fazerem isso, mas acho que é para se sentirem melhore com si mesmos. Eles sofrem com a fraca tendência de se sentirem maiores e melhores quando estão derrubando outras pessoas. Olhando assim, me parece um tipo de "olhem para mim!" exibicionista feito para fazer com que eles se sintam inteligentes e importantes. Na maioria das vezes faz com que todo mundo se questione o porque perde seu tempo ficando online.

NEGATIVISTAS - Outro grupo de pagãos online que dedica suas vidas à derrubar quem está realmente fazendo algo no mundo real. Você organiza um evento, e eles dedicam seu tempo espalhando falsas informações negativas sobre seu evento. Você inicia um kindred, eles perdem seu tempo diminuindo seus esforços. Seu trabalho em qualquer tipo de visão do paganismo esforçado, e eles se dedicam à zombar desse esforço. Esqueça o fato de eles nunca terem comparecido à um de seus eventos, nunca conheceu seu kindred, e não sabe nada de seus esforços. E esqueça o fato de que ele não faz nada realmente a não ser ficar postando online, e, na grande maioria, ataques e negatividade. Novamente, Eu não posso dizer com certeza o porquê de eles fazerem isso. Mas, me parece que se eles minarem os esforços de todo o mundo, vai estar tudo ok, em suas cabeças, para o fato de que eles não estão realmente fazendo nada. Se ninguém mais for bem sucedido, ou eles encontrarem um modo de caçoar o sucesso de outro alguém, isso faz com que sua própria falta de ações de sucesso de algum modo se torne pessoalmente aceitável.

ASSASSINOS DE LÍDERES - Existem pagãos online que dedicam uma boa quantidade de tempo derrubando qualquer um que ganhe algum tipo de reconhecimento. Qualquer um que expresse qualquer tipo de opinião e compartilhe alguma coisa publicamente sobre suas crenças ou práticas é zombado como se estivesse querendo ser o Asa-Papa. É quase uma reação de reflexo. Qualquer um que lidere um kindred ou um grupo local é declarado Líder de Culto, um Sabe-Tudo ou acusado de estar promovendo um culto de personalidade. Se eles não conseguirem encontrar nada real com o qual destruir os líderes, eles começam a inventar mentiras. Ignorem o fato de que eles nunca conheceram as pessoas que estão derrubando. De certa forma, eu entendo a desconfiança com qualquer um que represente algum tipo de liderança. Eu creio que isso está incrustada em nossa cultura americana e, talvez, isso seja amplificado pelo paganismo devido ao seu status quo. Mas, as pessoas de quem estou falando literalmente atacam qualquer um que estejam trabalhando em prol do paganismo.

POLÍTICAS PESSOAIS - Paganismo representa uma porcentagem incrivelmente pequena da população, fazendo do paganismo um "mundo pequeno". Existem pagãos que rapidamente desenvolvem conflitos de personalidade e pessoais por outros pagãos, e focam quase que obsessivamente na tarefa de destruir aqueles de quem ele não gosta... E todos que estejam associados à eles. Qualquer esforço feito por alguém que ele não gosta é impiedosamente e incansavelmente atacado. Qualquer opinião levantada por alguém que ele não gosta é retorcida e tirada de contexto para que ela pareça ser não apenas irracional, mas errônea, idiota e estúpida. Com frequência, esse tipo de ataque pessoal é feito às escondidas. As pessoas que fazem esse tipo de ataque se sentem totalmente confortáveis atacando à família do alvo, usando fotos dos alvos e sua família, e sugerindo os piores tipos de coisas possíveis sobre a pessoa em lugares e de formas que os impeça de se defenderem. É claro para a maioria de nós o quão desonrado é esse tipo de comportamento, mas o assunto é vão para aqueles que agem assim.

A IDENTIDADE FANTASIA - Eu entendo quando a pessoa que manter sua privacidade e não compartilhar muito sobre sua família ou vida pessoal. Mas, tem um tipo específico de pessoa envolvida em paganismo online que fala sobre vida, paganismo, valores e outras coisas... Mas ninguém sabe nada sobre ela. Eles existem apenas como pixels numa tela, sem nenhuma informação ou contexto necessário para a formação das opiniões ou ideias que eles compartilham. Essas pessoas, normalmente, assumem nomes ou um "nome pagão". Há poucas ou nenhuma foto dela. Nenhuma informação real sobre suas vidas, seus sucessos, suas falhas, etc. Nada. Então, eles estão livres para se comportarem como bem entenderem, e a maioria das pessoas vai apenas aceitar porque todos sabemos "se está na internet, deve ser verdade". Eu sempre me esforço para pesquisar informações de algumas dessas pessoas que mais me irritaram, apenas por curiosidade. E eu asseguro que se todos soubessem mais sobre quem elas realmente são e o que elas realmente fazem em vida, suas identidades fantasia online perderiam muito, se não toda, a credibilidade. A sua melhor aposta quando encontrar informação de alguém que seja, basicamente, um borrão vazio é considerar que o conselho ou informação são extremamente suspeitos até que provem o contrário.

Quero dizer, você quer conselhos sobre vida conjugal pagã de alguém que foi divorciado três vezes? Você quer conselhos sobre família de alguém que nunca realmente teve uma boa experiência familiar e não sabe como agir entre os seus? Você quer conselhos profissionais de alguém que nunca construiu uma carreira e muda de emprego a cada par de meses? E se você não sabe nada real sobre essa pessoa lhe dando conselho, você não sabe realmente se elas possuem o conhecimento digno de ser compartilhado.

PESSOAS INSANAS - Todos nós sabemos que existem pessoas com deficiências mentais e pessoas com desordem de personalidade em todas as religiões e em todas as coisas da vida. Mas no paganismo, talvez por ser uma religião alternativa e não parte do senso comum, tem sua cota de pessoas insanas. Existem pagãos online que são desiludidos, irracionais e sem qualquer limite. Eles desenvolvem ódio por outros online pelas menores coisas. Eles são obsessivos e, quando estão no ataque, não param nunca.

O QUE PODEMOS FAZER? - Honestamente, o melhor que você pode fazer sobre esses comportamentos é não se encaixar em nenhum deles, ajudar as pessoas quando você as vir entrando nessa, e não se associar à pessoas que insistem em agir desse modo. Ignorar essas pessoas como o tipo retorcido de pedintes que são é, provavelmente, o melhor que se pode fazer para lidar com eles.

Eu escrevi esse texto porque as pessoas sempre me perguntam o porquê de eu ter uma posição tão firme em relação ao paganismo cara-à-cara, enraizado e com eventos. Algumas vezes, as pessoas acham exagero quando eu falo algo negativo sobre o paganismo online. Então, eu pensei que deveria ilustrar algumas das coisas que eu experienciei para melhor explicar porque eu temo o efeito negativo que o paganismo online tem em todo o nosso esforço. Sem dúvidas, há muitas coisas positivas no paganismo online, e é por isso que continuo envolvido nisso. Mas, temo que o paganismo vai sempre estar preso em uma prolongada infantilidade enquanto nós tolerarmos esses comportamentos destrutivos..


Traduzido do artigo: "The Pitfalls of On-Line Heathenry", por Mark Ludwig Stinson

0 comentários:

Postar um comentário

 
Aliança Asatrú Capixaba - Asatrú e Paganismo no ES/Brasil © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions