O que é paganismo de imersão total?

14 de outubro de 2013


Minha esposa, Jennifer, fez uma observação outro dia que realmente me tocou o coração. Parafraseando, ela disse algo como, "Paganismo não é um clube ou uma coisa de fim de semana. Paganismo não é rpg ou uma re-encenação. Não é fantasiar-se ou fazer de conta ou ficar no virtual. Paganismo é sua vida. Nossas famílias... Nossos filhos... todos estão envolvidos, e o kindred é a extensão de nossa família. Nós dedicamos todo o nosso tempo e dinheiro no paganismo. Nossas férias familiares são em sítios pagãos, e nossos amigos de família são outros pagãos. É isso o que fazemos e é isso o que somos".

Essa observação me fez pensar, e ela me fez reunir um monte de pensamentos menores que eu nunca tinha realmente conectado antes. Me ocorreu que muitos dos problemas ou equívocos entre os Pagãos, tanto online quanto pessoalmente, deriva, das diferenças no nível de envolvimento ou imersão no Paganismo. Como de costume, vou usar meu próprio kindred, Jotun's Bane Kindred, como um exemplo. Eu descreveria nosso kindred como sendo de imersão total. Não somos os únicos assim. Eu pessoalmente conheço muitos kindreds no Centro-Oeste com um nível similar de imersão, e eu estou certo que existem também em qualquer lugar.

O Jotun's Bane Kindred considera todos os membros do kindred como parte de uma família estendida. Nós compartilhamos de alegrias um com o outro, considerando os seus sucessos ou falhas como um sucesso ou falha de todo o grupo. Nós somos tios e tias dos filhos uns dos outros. Nos vemos, pelo menos, uma vez por semana, e algumas vezes várias vezes na semana. Estamos na casa uns dos outros com frequência, algumas vezes por razões religiosas, mas também por motivos sociais ou para ajudá-los em alguma coisa. Nossas relações dentro do Kindred, e nossas relações com as pessoas de fora do kindred, são baseadas numa visão de mundo pagã, valores pagãos, e da influência tribal de nosso kindred.

Quando eu digo que nosso kindred é "all-in", quero dizer literalmente "all-in". Nossos filhos e esposas estão completamente envolvidos em tudo que fazemos. A grande maioria de nossos amigos de fora do kindred são pagãos inseridos em nossa comunidade aqui no Kansas ou pagãos de todo o Centro-Oeste que conhecemos bem dos eventos pagãos. Todas as nossas viagens de férias de família giram em torno de participar de eventos pagãos organizados por kindred ao longo do Centro-Oeste. Entrando em qualquer uma de nossas casas, não vai haver como nos tomar por nada exceto Pagão. Cada um dos membros do kindred tem uma importante área de suas casas e terras dedicadas à honrar seus Deuses, ancestrais, e os Vaettir. Jennifer e eu dedicamos o maior quarto da casa e o remodelamos para que ele se tornasse o nosso Salão do Kindred. Um lugar grande o bastante para todo o kindred se reunir confortavelmente, debater, ter o festim, realizarmos o Symbel, ou honrar nossos Deuses.

Nosso kindred organiza eventos pagãos abertos, como muitos outros kindred aqui no Centro-Oeste. O tempo, esforço, planejamento e dinheiro envolvidos em dar esses eventos seria difícil de calcular. Só para o "Lightning Across the Plains" nós dedicamos cerca de dois meses da nossa vida por ano para fazer um evento de sucesso e significativo para aqueles que participam. Sempre que participamos de um evento organizado por outro kindred, nós sabemos exatamente quanto esforço, sangue, suor, e lágrimas eles colocaram nesses eventos à favor de seus convidados.

Não preciso dizer que um longo período de nosso tempo livre e recursos disponíveis são focados no nosso kindred, ou nossas atividades pagãs, ou paganismo em geral. Paganismo está no centro de nossas vidas... E estamos totalmente imersos nele. Nós usamos nossos nomes reais, tanto on-line quanto na comunidade Pagã. Nossas atividades artesanais, leitura, e atividades sociais giram em torno de temas Pagãos. Se eu tenho que ir à um filme, ou à um jogo de hockey com outras pessoas, pode ter certeza de que será com membros do meu kindred. Se um de nós enfrenta uma grande crise em sua vida, é igualmente certo de que o resto do kindred estará bem ao seu lado.

Membros de sucesso do kindred entendem o alto nível de responsabilidade eles possuem com suas próprias famílias e as famílias dos outros membros do kindred. Eles tomam decisões tendo em mente tanto suas necessidades, as necessidades de suas famílias e as necessidades do kindred. Todas as decisões que eles tomam e as ações que fazem podem ter um impacto em todos os membros do kindred... Suas famílias... Seus filhos. Seu Orlog e sua Sorte estão ligados ao Orlog e Sorte do grupo, e isso leva à gravidade que um indivíduo sozinho não experimenta. Devido à proximidade das relações do nosso kindred com outros kindreds aqui da região, um membro do kindred precisa reconhecer que sua decisão pode até afetar amigos pagãos da região, seus kindred e suas crianças.

DIFERENTES NÍVES DE IMERSÃO

Nem todo mundo está no mesmo nível de envolvimento e imersão, e eu não fiz essa descrição do nível de imersão do Jotun's Bane Kindred como um julgamento negativo para outras pessoas. Apenas como uma questão fatual, existem pessoas que tratam o paganismo quase como um hobby no qual eles lidam ocasionalmente. Um interesse pelo qual eles dedicam um tempo lendo sobre o assunto e navegando em alguns sites relevantes. Algumas pessoas não possuem, no momento, o tempo necessário para se tornar totalmente emerso. Algumas pessoas não têm o apoio de suas esposas ou famílias, e sentem-se incapazes de realmente se comprometer. Algumas pessoas não têm outros pagãos por próximo, e isso pode ser naturalmente desencorajador. Algumas pessoas vêem os kindreds mais como um clube do que exatamente como uma família. Para alguns, isso pode ser uma atividade para os fins de semana apenas... Algo que suas esposas deixem que eles façam no tempo livre, como praticar esporte ou qualquer outra atividade individual. Alguns estão em uma situação aonde suas esposas ou ex-esposas não deixam que ele envolva suas crianças no paganismo. E outros simplesmente possuem outros compromissos e outros interesses que ocupam uma grande parte de seu tempo. Eu compreendo isso.

Então, eu vou dizer isso mais uma vez para evitar desentendimentos. Quando eu descrevi o nosso nível de imersão, eu não estava julgando negativamente o nível de ninguém. Obviamente, nosso nível de imersão é um com o qual estamos confortáveis e que nos serve como melhor. Mas, nós entendemos que pode não ser o melhor para todo mundo. Nós sabemos, gostamos, e nos alegramos por ter pagãos com vários níveis de envolvimento e imersão.

COMO AS DIFERENÇAS PODEM CAUSAR PROBLEMAS

O que, normalmente, pode causar problemas, é quando Pagãos de diferentes níveis de envolvimento e imersão se conhecem e interagem, sem um bom entendimento de suas diferenças. Vou ilustrar meu ponto com algumas situações hipotéticas. Elas são generalizações, e não se referem à nenhum grupo ou tipo específico de pessoa.

Imagine por um momento um novo Pagão, pai, que quer se envolver completamente com sua família e filhos, ele encontra um kindred na sua área que mais parece um clube ou uma atividade de fim de semana para seus membros. O novato vai ter certas expectativas e esperanças para esse encontro com o novo grupo que pode muito bem ir de encontro com as expectativas estabelecidas no kindred-clube. O novo pagão pode ter a visão de que o grupo não é comprometido o bastante, e o kindred pode vê-lo como insistente, julgativo, e irritante.

Imagine um Pagão que vem de uma família disfuncional encontrando um kindred que é totalmente orientado à família e de imersão total. Esse indivíduo pode nunca ter sabido o que fazer parte de uma família saudável, e pode não ter as habilidades para seguir em frente sendo apenas um indivíduo. O kindred familiar vai ter, obviamente, algumas expectativas à respeito daqueles que unem-se a eles, e esse indivíduo pode não ser capaz de atender à essas expectativas. Você poderia pensar que um kindred familiar poderia treinar esse indivíduo para que este saiba como interagir dentro de uma família, mas na maioria dos casos, o dano já foi feito à pessoa e não há como ensinar alguém. Normalmente, eles nem mesmo possuem a capacidade de reconhecer suas próprias inabilidade disfuncional para funcionar dentro de um ambiente familiar.

Imagine em geral uma nova pessoa no Paganismo. Elas ainda estão aprendendo, explorando, e tentando firmas os pés em um modo de ver o mundo e de viver completamente diferentes. Um kindred-clube pode ser uma excelente pedida para ela no começo... Mas seria algo que, potencialmente, se tornaria vago conforme essa pessoa vai aprendendo e descobrindo que quer estar mais imergido. Por outro lado, se ela se unir à um kindred de imersão total muito cedo, ela pode não entender completamente o nível de envolvimento com o qual se comprometeu... E fracassar em sua longa jornada.

Jovens solteiros podem ser problemas em potencial para kindreds que esperam compromissos à longo-prazo e imersão total. É impossível prever com quem um jovem vai se envolver romanticamente, e mais impossível ainda é prever como esse relacionamento vai afetar seu foco e comprometimento com o kindred. Multiplique isso por todas os relacionamentos que ocorrem em série, e, certamente, teremos uma falta de estabilidade que irá se desenvolver. Jovens solteiros são mais propensos à se mudarem para perseguir novas relações ou oportunidades profissionais. Nenhum dos casos é ruim, por sí só, mas é preciso ter isso em mente.

Um indivíduo casado cuja esposa não aprova o paganismo e não apóia seu envolvimento em um kindred é, obviamente, um grande problema em um kindred de imersão total. Esposas que não apóiam tendem à afastar o envolvimento do esposo, causando todo o tipo de stress e problemas, e tudo isso é apenas parte do caminho até um ultimato exigindo que ele deixe o kindred e o paganismo. É muito pouco provável que um membro casado com uma esposa que não o apóia tenha permissão para envolver suas crianças, causando outro foco de stress para ele e seu casamento.

Tem também indivíduos que estão sempre atrás de algo novo. Eles realmente percebem o que estão fazendo, mas eles, basicamente, vão de interesse em interesse, demonstrando uma grande quantidade de comprometimento à cada atividade por um curto período de tempo. E então, partem para algo novo. Quando essas pessoas se unem à um kindred eles entram à todo o vapor, mas no dia seguinte eles partem para outra. Eu me pergunto se eles entendem o dano que causam aos outros membros, famílias e crianças do grupo.

E não vamos nos esquecer daqueles que adoram um drama. Eles se alimentam do tumulto emocional e da atenção negativa que vem de ser o centro dos problemas, ou, ao menos, enormemente próximos do nascer do problema. Esses indivíduos nunca vão reconhecer isso como quem eles são e o que fazem. Mas você, normalmente, pode identificá-los pelas histórias que eles contam de como eles eram tratados injustamente em seus antigos empregos, outros grupos que pertenceu, ou nas histórias dramáticas cujos papéis sempre são de vítima. Esses viciados em drama podem causar quantidades enormes de danos até mesmo em um kindred sólido se você permitir.

O SENSO COMUM E AS EXCEÇÕES

Novamente, eu estou prestes à fazer algumas generalizações. Mas, eu vou tentar compensar isso reconhecendo a sempre presente exceção para toda a regra. Existem pessoas que se encaixam nos indicadores, mas que serão pesadelos para seu kindred. Existem pessoas que recebem todos os alertas vermelhos, mas acabam se tornando membros maravilhosos do kindred. Não tem nenhuma regra difícil e rápida. Mas, eu ainda acredito que há válido considerar algumas generalizações.

Se você tem um kindred familiar, totalmente imerso ou está tentando construir um, é apenas senso comum de que algumas pessoas vão se encaixar nesse grupo e algumas pessoas não. Um membro com uma visão familiar saudável tem mais chances de se encaixar do que um indivíduo que já se divorciou três vezes. Alguém que já foi um membro de sucesso em outros grupos e sabe como interagir é uma melhor aposta do que um solitário recluso socialmente inábil. Alguém com termos de compromisso à longo prazo em outras áreas da vida é muito melhor do que alguém que nunca esteve muito tempo no mesmo emprego, ou no mesmo lugar, ou no mesmo relacionamento.

Mas cada família e cada indivíduo é um caso, e deve ser julgado por seu feito. Eu digo julgado por seus defeitos, porque, hoje em dia, existem muitos que podem falar e falar... E falar de forma convincente. Mas, você tem que olhar além da cortina, ignorar as palavras floridas, a música e a dança e o apelo emocional para enxergar quem essa pessoa realmente é e o que realmente faz. Quando ela interage com seu kindred, estariam ela contribuindo, ajudando, compartilhando e interessada em aprender como se encaixar no nosso kindred? Você vê, em suas vidas, consistentes sinais de estabilidade, comprometimento, lealdade, trabalho em equipe, e pensamentos e ações voltadas à família? Ou seria algo diferente?

É importante examinar cada aspecto individual ou familiar antes de dar prosseguimento de ingresso ao kindred. Nós falamos sobre estabilidade, lealdade, comprometimento, habilidade de ser parte de uma família ou equipe, etc. Mas um dos aspectos que algumas vezes é negligenciado ou esquecido é o aspecto social. Se você permite que um novo membro entre em seu kindred, você estará passando uma grande quantidade de tempo com ele ou ela. Você estará interagindo com eles regularmente. Se eles o irritarem, cansarem, ou trazem consigo uma série de conflitos pessoais, então esses problemas precisam ser completamente resolvidos antes de prosseguir. Membros em potencial que são socialmente inaptos também podem ser um problema, dependendo da severidade de sua inaptidão. Construir e manter um kindred já é difícil quando todos gostam de todos e se dão bem juntos. Se existem membros no kindred que não gostam um do outro, ou não sabem como se relacionar, isso pode ser tóxico.

COMPREENSÃO É IMPORTANTE

Há pouco eu escrevi que podem haver problemas quando pagãos de diferentes níveis de envolvimento e imersão se encontram e interagem sem uma boa compreensão de suas diferenças.

Por exemplo, se eu chegasse para cada pagão novato que participa de um evento aberto conosco pela primeira vez e exigisse que ele entrasse de cabeça imediatamente com o mesmo nível de envolvimento que temos dentro do kindred, eu teria afastado quase todos eles. Isso vale até para pagão de longa data na região do Kansas ou nas regiões ao nosso redor. Se eles estão em um momento de suas vidas onde simplesmente preferem tem uma imersão menor, então com que propósito eu iria exigir mais deles? Um dos aspectos de ser um pagão é que eu não espero que todos acreditem e pratiquem exatamente como eu. Eu não exijo isso das pessoas, ou as julgo negativamente por não ser exatamente como eu... Ou creia exatamente da forma como eu creio. Cada tribo e família têm seu próprio modo e eu respeito isso.

Quando um kindred estiver examinando algum potencial membro, eles precisam ter em mente o nível de imersão que esse novo membro em potencial está disposto a ter. Não o fazer expõe todos à problemas nos caminhos que virão.


Traduzido do artigo: "What is Full-Immersion Heathenry?", por Mark Ludwig Stinson

0 comentários:

Postar um comentário

 
Aliança Asatrú Capixaba - Asatrú e Paganismo no ES/Brasil © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions