Como Nossa Fama Vive Depois que Morremos

18 de fevereiro de 2014


A "vida após a morte" no Paganismo é um quebra-cabeças. Mas esse quebra-cabeças não tem nada de novo. Parece bem claro de que a vida após a morte era um quebra cabeças para nossos Ancestrais também. Nossos ancestrais Pagãos pareciam sustentar uma grande variedade de pontos de vistas sobre o que poderia acontecer quando morrêssemos, dependendo da forma como viviam e quando viviam. Isso levou a uma grande variedade de praticas e tradições entre nossos Ancestrais. No Paganismo moderno, temos aqueles que sustentam uma visão tradicional e temos aqueles que acreditam que crenças numa vida após a morte é uma pratica moderna. Uma coisa é certa, para mim pelo menos. Ninguém realmente sabe o que vai acontecer ou para onde vamos quando morrermos. Todos temos nossas teorias de estimação... Ou desejos, claros. Mas ninguém sabe.

Então, é uma coisa boa que a maioria dos Pagãos esteja mais focado em viver sua vida do que falando sobre o que vai acontecer depois que ele morrer. A maioria de nós esta feliz em deixar a vida após a morte como um interessante mistério, e decidido à apenas esperar para ver o que acontece. Enquanto isso, nós temos vidas para seguir, trabalhar, e famílias para erguer aqui, no mundo físico. E isso nos leva à uma "vida após a morte" que tanto nossos ancestrais Pagãos quanto os Pagãos modernos tendem a concordar...

SER LEMBRADO PELOS SEUS FEITOS

A cultura mainstream julga cada homem e mulher por uma diversa variedade de feitos. As emoções e intenções de uma pessoa são levadas em consideração. Sua bagagem e experiência de vida são colocadas na equação. Quanto dinheiro possui e quão atraente elas são também é muito levado em conta. Não é que a sociedade moderna não julgue as pessoas pelos seus atos, mas essa sociedade apenas não dá o devido peso para isso.
Entre os Pagãos, são os atos que importam. Se você faz algo bom, que ajuda, e que seja positivo para minha família e meu Kindred de forma constante, então você é bom. Se você faz algo ruim, prejudicial e negativo para minha família e meu Kindred, de forma constante, então você é mal. Sua bagagem, emoções, intenções, o quanto dinheiro tem ou quão atraente é não importam. Vamos dar uma olhada nos bem conhecidos (entre os Pagãos) versos do Havamal...
076. "O gado morre,
os parentes morrem,
você mesmo morrerá;
mas a boa fama
não morre nunca
de todo aquele que a conseguiu."
076. "O gado morre,
os parentes morrem,
você mesmo morrerá;
uma coisa eu sei
que nunca morre:
a fama de cada morto."
São palavras pragmáticas e claras em sua sabedoria. Nossos ancestrais reconheciam que tudo e toda existência física acaba. Nós todos vamos morrer. Eles entendiam que a única coisa que continua na existência de um homem é seu renome, sua fama, e a memória do que ele fez em vida. Ele ficou ao lado de sua família e seu Kin? Ele trabalhou duro, aproveitou oportunidades, e alcançou metas? Viveu uma vida com honra, força e lealdade àqueles que merecem sua lealdade? Ele morreu uma boa morte? Nosso corpo apodrece, mas nossas conquistas vivem.

NOSSA FAMÍLIA CARREGARÁ NOSSA MEMÓRIA

Mas quem irá lembrar de nossos feitos e manter nosso nome vivo? Para quase todos nós, a única fama que irá realmente seguir é aquelas que ganhamos enquanto guiamos nossa família e Kindred adiante. O indivíduo não é nada. Mas, é a contribuição individual para as futuras gerações que beneficiam a todos. Como é dito no Havamal...

072. "Um filho é melhor,
embora ele nasceu tarde,
depois que o pai se foi;
raramente a lápide
fica próximo a estrada,
a menos que seja erguida de um parente para outro parente."

Nossos descendentes possuem um genuíno interesse em nós, como seus ancestrais. Se fizermos bem em vida, nós teremos dado à eles um bom ponto de partida para suas vidas. Se nós tivermos vivido uma vida pobre, então nós demos a eles uma base deficiente para suas próprias vidas.

Nós podemos ver toda essa ideia no conceito de Orlog. Orlog é uma parte da alma pagã que é passada de pai para filho, através de gerações por uma família. Orlog são todos esses feitos, ou fios, que você precisa costurar. É a tapeçaria de sua vida que você fia com cada escolha, trabalho ou coisas que conquista. É dito que um pai honrado, que viveu uma vida honrada e conquistou grandes coisas, passa um Orlog bom para seu filho. Enquanto um pai que viveu uma vida em desonra ou sem brilho passa um Orlog negativo para seu filho. Nossos filhos traçam os próprios caminhos no mundo, mas elas começam com a base no Orlog que você dá a ele. Uma criança que recebeu um bom Orlog tem um privilégio, no sentido de que estão construindo com base em tudo de bom que seus pais (e os pais deles) já haviam firmado. Uma criança que recebeu um Orlog ruim ainda pode levar uma boa vida, mas é mais difícil, porque eles terão que alcançar seus progressos usando a fundação pobre sob a qual estão construindo.

Em termos bem práticos, nós vemos exemplos da vida real desse conceito todos os dias. E, sem dúvida, nossos ancestrais Pagãos viram exemplos similares em suas próprias vidas. Qualquer criança pode crescer e ser honrada, bem sucedida, e um adulto de grande valor. Mas, o quão mais fácil seria para uma criança se tivesse tido pais igualmente honrados, bem sucedidos e de valor? E quão mais difícil será para crianças com pais desonrados, fracassados e sem brilho?

Então, é apenas natural que seja sua família a manter sua memória viva, se vivermos uma vida digna de ser lembrada. São nossos descendentes que erguem um horn para nós no Symbel e falam de nossos feitos e conquistas. São nossos descendentes que falam de nós para seus filhos, separam para nós um lugar a mesa, e orgulham-se de serem nossos descendentes muito depois de termos morrido. Mas, apenas se merecermos isso.

COMO MERECER SER LEMBRADO

Algumas pessoas dizem que devemos viver cada dia como se fosse o último. E elas usam isso como desculpa para perseguir prazeres, experiências e "aventuras" egoístas. Como um Pagão, se você viver cada dia como se fosse o último, então você deveria estar trabalhando pra caralho pra deixar a próxima geração melhor do que a sua. Deixando-a com Kindreds sólidos para continuarem quando você se for. Deixar para elas as habilidades que você aprendeu em sua vida e separar tempo para ensiná-las. Deixar para eles a sabedoria e experiência de forma que eles possam aprender com isso. Deixar para eles laços de amizade com outros Pagãos de suas gerações, para que eles possam construir fundações futuras. Ninguém irá se lembrar dos vide games que você zerou, ou de com quem dançamos ou dormimos, ou da bebida que bebemos, ou nenhum desses prazeres egoístas que possamos buscar. Mas, eles irão se lembrar do trabalho que fizemos e das bases que deixamos depois de partirmos.

Isso é uma coisa fácil de entender no papel, mas o foco emocional e o egoísmo de nossa era entra no caminho de muitos companheiros. Uma das maiores coisas que o Paganismo em si, e mais especificamente os Kindreds, deve superar é o egoísmo. Nos dias de hoje, é muito difícil abandonar a ideia de que "é tudo eu". Nós devemos tomar nossas decisões com base no bem estar de nossa família e nossos amigos leais (Kindred) primeiro. Nós temos que manter em mente um cenário maior, e generalizar os efeitos de cada decisão que tomamos em nossas vidas.

Para um Pagão que acredita que nossa forma de vida é a mais espiritualmente satisfatória para se viver, então compartilhá-la com seus filhos deveria ser uma das prioridades. Para um Pagão tribal, como eu, isso significa construir um Kindred forte e saudável, e envolver minhas crianças nas atividades desse Kindred. Isso significa construir tradições duradouras para que eles possam envolver e adaptar para quando eles assumirem. Significa viajar com meus filhos para eventos Pagãos, para que eles possam brincar com crianças pagãs de outros Kindreds e criar laços fortes de amizade que durem até suas vidas adultas. Significa ensiná-los o que eu sei, e encorajá-los para buscarem seu próprio conhecimento. Significa dar a eles um lar estável, carinhoso e, de alguma maneira, disciplinado que permita que eles cresçam com todo o seu potencial. E isso significa um monte de outras coisas que não podem ser listadas aqui devida às contenções de espaço e paciência de todos para ler esse artigo.

E SE NOSSOS DESCENDENTES NÃO SE LEMBRAREM?

Há sempre a possibilidade de que alguém possa conquistar grandes coisas e ainda assim não ser lembrado através das gerações. Mas, qual é nossa grande meta aqui? Estamos trabalhando duro, vivendo de forma honrada, tomando decisões sábias e conquistando grandes coisas só para ter o nome lembrado?

Vale a pena destacar que estamos falando de um modo de vida. A meta final desse modo de vida não é apenas ser lembrado. A principal meta é conquistar coisas para sua família que serão dignas de serem lembradas. Passar um poderoso e sólido Orlog através das gerações, e criar a fundação através da qual as futuras gerações podem construir algo ainda maior do que possamos imaginar. Se meu tataraneto crescer em um mundo onde o Paganismo cresceu em tamanho e qualidade, então eu não vou invejá-los por isso. Eu adoraria que eles se lembrassem de mim, mas eu não faço essas coisas pelo único propósito de ser lembrado pelo nome ou pelos feitos.

As folhas das árvores se lembram dos galhos em que cresceram? Elas se lembram do tronco de onde brotaram tais galhos? Se lembram da raiz que sustentou a árvore? Apenas por existir e florescer, as folhas são um memorial aos esforços dos galhos, troncos e raízes. Como um ancestral, eu estarei com meus descendentes, em seu sangue... em suas almas... Serei lembrado. E será assim eles lembrando de meu nome ou não.

Esqueça a preocupação moderna sobre sua identidade individual por um momento, e considere sua vida como um momento no correr de uma longa corrente de vidas que se estende pela história... E se estende em possibilidades, então o trabalho que você faz não é apenas para você. Seu trabalho é uma continuação de todos que vieram antes de você e um prelúdio para todos os que irão trabalhar depois de você. Suas conquistas são feitas em uma fundação passada para você pelos seus ancestrais, e as conquistas dos seus descendentes irão ser construídas sob o que você fundar durante seu tempo aqui em Midgard.

É uma forma significativo de ser lembrado? Se acredita no conceito de Orlog... E conexão espiritual e física entre ancestrais e descendentes, então eu estará satisfeito em ser lembrado dessa forma. Quantas vezes durante o Symbel ouvimos um brinde sendo feito à todos os ancestrais que trabalharam duro e sacrificaram muito para que tivéssemos a vida que vivemos hoje? No Jotun's Bane Kindred esse tipo de brinde é ouvido com frequência.

Se eu gostaria de ser lembrado pelo nome e feitos por meus descendentes? Claro que sim. Mas, se trabalharmos duro e conquistarmos muitas coisas agora, de forma que essas conquistas um dia sejam tidas como garantidas... então eu não teria vencido a batalha? Eu não sou tão egoísta a ponto de exigir ser lembrado pelo nome. Isso é algo que é conquistado com suor, e não depende de mim. Eu vou trabalhar... E meus descendentes vão decidir lembrar de mim de tal forma. De qualquer maneira, eu estarei em suas vidas muito depois de meu corpo ter apodrecido.

Se bem que, um horn erguido em honra do tataravô de vez em quando não faria mal. :-)

A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO DE NOSSAS VIDAS

Uma das principais motivações por trás de escrever os artigos que escrevo é de que quero deixar algo para que meus filhos leiam e saibam no que eu acreditava e como eu escolhi viver. Meus filhos têm 6, 9 e 11... E se eu cair morto amanhã, o quanto minha criança de 6 anos vai se lembrar do que eu ensinei? Então, nos momentos em que eu estou cansado ou quero descansar, eu penso, "Faça agora... Porque você pode não ter o amanhã". Então eu escrevo outro artigo... Ou trabalho em algo para meu Kindred... Ou faço alguma outra coisa que precise ser feita para construir a fundação na qual estou trabalhando.

Agora, eles podem crescer e ter uma visão de mundo diferente da minha. E, enquanto eles estiverem felizes e realizados, isso estará ótimo para mim. Mas, Porque, ao menos eles saberão no que eu trabalhei por eles e terei compartilhado com eles. O que eles vão fazer com esse conhecimento é responsabilidade deles. Mas eles não estarão construindo do zero, não importa o que eles decidirem erguer.

E assim o é para cada um de nós. Tire um tempo para pensar nisso. Você está passando um bom Orlog para seus filhos e os filhos deles? Está construindo uma fundação de honra e conquistas para eles acrescerem e chegarem à lugares aonde você nunca conseguiu no seu tempo limitado na terra? Você está passando a eles as habilidades e sabedoria que eles vão precisar para serem melhores que você? Está usando seu tempo nesse mundo para viver uma vida digna de ser lembrada? Essas são questões que apenas você pode responder. Mas, no final, serão seus filhos e as gerações que vierem depois deles que irão julgá-lo com base em seus feitos e conquistas em vida, e serão eles que irão decidir o quão você é digno de ser lembrado depois que você se for.


Traduzido do artigo: "How Our Fame Lives on After We are Dead...", por Mark Ludwig Stinson

0 comentários:

Postar um comentário

 
Aliança Asatrú Capixaba - Asatrú e Paganismo no ES/Brasil © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions